top of page

"Eu não tenho tempo"

Essa é a principal queixa de muitos que me procuram!

A falta de tempo parece ser epidemia entre todos, o tempo parece cada vez mais acelerado a temos cada vez mais coisas para fazer.


Photo by Andrik Langfield on Unsplash

Todos os dias chegam e-mails, mensagens e temos uma necessidade de resposta imediata. Assim, acreditamos não estar "perdendo tempo" ou até mesmo "ganhando tempo".

Mas veja, todo mundo tem as mesmas 24h no dia. Nossa rotina varia de acordo com o que fazemos dela. Se decidimos ou assumimos muitas tarefas, escolhemos preencher nosso tempo atendendo a prazos e demandas das mesmas.

A questão é: Você realmente precisa fazer tudo isso que você está fazendo?


Se pergunte mais uma vez: Você REALMENTE PRECISA fazer tudo o que está fazendo? Ou você pode PRIORIZAR algumas dessas tarefas de modo a valorizar melhor o seu tempo?


Organizar o tempo de acordo com a prioridade ou o valor que as coisas tem para você pode ser uma estratégia interessante para te ajudar a gerenciar melhor o seu dia.


Se tem muitos prazos no trabalho, priorizar as tarefas que tem um menor prazo e se dedicar a elas enquanto estiver envolvid@ no processo. Perceba a tendência que temos de fazer uma coisa e pensar em outra. Perceba a forma antecipatória com a qual agimos para resolver todos os problemas de uma vez, mesmo antes que eles surjam.


O que você pode fazer sobre isso?


Eu diria listas de prioridades do seu dia.

Eu diria agir com atenção no que você fizer (mindfulness)

Eu diria respeito ao seu corpo a você, tendo ciclos de trabalho e descanso.


As listas escritas em papel ou em algum aplicativo trarão mais clareza sobre como vai ser o seu dia, sua semana. Organização e sistematização!!


Mindfulness, que expliquei o que é nesse post pode facilitar o processo de estar presente durante a atividade que esteja fazendo, de modo consciente, quebrando o automatismo e os devaneios inerentes do estilo de vida cultivado atualmente pela maior parte da população.


Respeito a você, ao seu corpo, pois longas horas de trabalho ou estudo, com pouco movimento do corpo, por exemplo, podem impactar nas suas habilidades cognitivas como atenção e memória. Então, usar métodos como o pomodoro, que consiste em ciclos de trabalho e descanso, ajudam e renovam a sua atenção/foco e memória, além de permitir que você perceba sinais do seu corpo com mais consciência.


E então? Vamos começar a organizar melhor o tempo que temos todos os dias?



37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page