top of page

O que é mindfulness?


Photo by Lesly Juarez on Unsplash

Mindfulness , ou atenção plena, é uma habilidade essencialmente humana de estar presente no momento presente.

Um conceito formal de acordo com o fundador do programa de mindfulness, Jon Kabat-Zinn, seria o seguinte "Mindfulness é estar atento ao momento presente, de forma intencional, curiosa e sem julgamento". No seu livro mais famoso "Viver a catástrofe Total", ele descreve etapas do programa e apresenta alguns relatos dos participantes que se beneficiaram a partir da prática de meditação como a redução de ansiedade, depressão, dor crônica dentre outros quadros e sintomas.


Através de ferramentas como exercícios de atenção focada (ex: meditação), treinamos a nossa mente a permanecer focada em um determinado objeto, ou âncora. Geralmente, esse objeto ou âncora é o corpo e suas sensações.



Agir como um observador das sensações do corpo, com uma atitude curiosa e aberta, sem julgar, rotular ou comentar sobre a experiência que se vivencia. Difícil?

Em dias atuais, extremamente desafiador! Isso porque estamos cada vez mais engajados em atividades que nos levam a pensar excessivamente no futuro, nos preparando para o que está por vir.


Uma interessante pesquisa publicada em 2010 mostra que gastamos cerca de 47% do nosso tempo em um outro momento que não o momento presente. Estamos lá no passado, lembrando de acontecimentos e geralmente trazendo culpa e julgamento a nós mesmos, ou lá no futuro, hipotetizando situações que talvez nunca aconteçam. Isso parece se correlacionar com sentimentos negativos na vida adulta. Em outras palavras, estamos perdendo bastante qualidade de presença e nos sentimos mal com isso...faz sentido pra você?


Quantas vezes você se pega lendo um texto e ao final dele não sabe exatamente o que estava lendo pois sua mente se distraiu?

Ou quantas vezes você saiu de casa com um destino em mente e acabou pegando uma rota diferente, aquela que você sempre faz diariamente, de forma automática?


Com isso em mente, o que você pode fazer por você para viver um pouco mais no presente?

A vida acontece aqui, agora, nesse momento. E o nosso passado faz parte de nós, já o futuro depende do agora... o que você pode fazer agora?


Photo by Keegan Houser on Unsplash

Nesse contexto é exatamente onde o mindfulness como habilidade e como exercício parece ser bastante interessante.


Através do treinamento da atenção nos damos conta mais facilmente de devaneios e temos a oportunidade de retornar para o momento presente. Através dessa tomada de consciência, se torna mais fácil a mudança de comportamento pois passamos a ter a possibilidade de regular melhor nossa atenção. Mas esse treinamento e esse retorno ao momento presente exige que tenhamos uma atitude de muita gentileza e compaixão com o nosso próprio processo. Estar atento ao processo de culpabilização, ao auto-julgamento e a forma como nos tratamos é essencial para que possamos tomar atitudes mais gentis conosco.


Assim, atenção ao momento presente, Intenção de obter clareza e aprender com o própria mente e atitude gentil, curiosa e compassiva em relação a si mesmo e a própria experiência são componentes essenciais para que consigamos desenvolver essa habilidade chamada Mindfulness.


E então, vamos começar a inserir mais presença nos nossos dias? :)




22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page